Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Analistas veem inflação de 5,02% no próximo ano

07 de dezembro de 2021
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

Boletim Focus

A maioria das projeções de economistas do mercado financeiro para o IPCA, o índice oficial de inflação, de 2022 já se encontra acima do teto da meta a ser perseguida pelo Banco Central, de 5%, o que sinaliza alto risco de descumprimento do objetivo pelo segundo ano consecutivo. A previsão colhida pelo Banco Central para o boletim Focus subiu de 5,00% para 5,02%, o 20.º aumento seguido.

Para 2021, a estimativa passou de 10,15% para 10,19% – a 35.ª alta seguida – e já supera em quase 5 pontos porcentuais o teto da meta deste ano (5,25%). Se confirmada, será a primeira vez que o IPCA atinge esse patamar desde 2015 – quando somou 10,67%, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne hoje e amanhã para definir a nova taxa básica de juros. Com a alta da inflação, a estimativa do mercado financeiro é de uma nova alta de 1,5 ponto porcentual, o que levaria a Selic a 9,25% no fechamento de 2021.

Para o fim de 2022, de acordo com as projeções compiladas pelo Focus, a expectativa é de uma taxa de 11,25%.

EDUARDO RODRIGUES/BRASÍLIA.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.