Abrafarma 30 anos Logo
Área
Restrita
Abrafarma 30 anos Logo

Business Intelligence: como a visualização de dados empodera as empresas

21 de janeiro de 2019
Em um cenário de alta mortalidade das empresas, aquelas que possuem as melhores ferramentas de gestão e análise de dados têm tudo para garantir sobrevida e ser realmente competitivas. Hoje, o Business Intelligence (BI) já não é mais uma novidade. Uma pesquisa da Gartner afirma que a receita global no mercado de softwares de BI e analytics deve chegar a US$ 22,8 bilhões em 2020. Antes de avançar, porém, é preciso explicar, e principalmente entender, o que é e como funciona o BI. Na prática, trata-se do processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações estratégicas para a gestão de um negócio. Em outras palavras, ele transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa, por meio de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações. Uma das principais dificuldades do BI é justamente contar com dados recentes e interessantes para trabalhar. Por isso o "casamento" do sistema de gestão empresarial (ERP) com o BI tem dado tão certo. Trocando em miúdos, ter um ERP que conte com BI é fundamental para empresas que desejam ser competitivas. Com essa ferramenta, a empresa desfruta de uma maior riqueza e clareza de informações. Porém, é preciso ter objetivos claros com esses dados. Um dos erros clássicos ao trabalhar com eles, seja da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) até a extração de relatórios e dashboards, é não ser estratégico sobre o que se vai medir. Muitas vezes, o empresário encanta-se com a quantidade de possibilidades e acaba analisando todo e qualquer dado que surja na sua frente. Isso é um perigo, pois toma tempo e ainda pode levar a insights que vão mascarar, ou até mesmo atrapalhar, a compreensão sobre os resultados reais do negócio. O BI impacta no atendimento ao cliente, na relação com fornecedores, na produtividade de colaboradores e muito mais. Com dados ricos para analisar, é possível verificar se a companhia está andando como deveria ou se ajustes e correções precisam ser executados. *Fábio Farias é gerente de estratégia comercial na Bluesoft Sistemas
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.