Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Efeito sobre inflação é praticamente inexistente, apontam economistas

05 de agosto de 2022
Fonte: Jornal Valor Econômico – SP

Redução no IPCA de agosto deve ficar em 0,01 ponto percentual, calculam consultorias.

Por Marcelo Osakabe — São Paulo

O corte de R$0,20 no preço do diesel vendido pelas refinarias anunciadas pela Petrobras, ter impacto desprezado para preço como deve ser estimado de inflação no mês e no ano de hoje, economistas consultados pelo Valor. Nos da LCA Consultores, o reajuste representa um impacto total de -0,007 ponto porcentual sobre o IP de agosto.

Uma explicação é que o diesel tem pouco peso no cálculo do índice, então seu direto é pequeno, mesmo que o corte da Petrobras representa a baixa de 3,56% no preço do combustível. Assim, a projeção da consultoria para o IPCA em agosto caiu de -0,5% para -07%. Para o ano, foi mantida uma estimativa de 7,75%.

Para André Braz, do Ibre FGV, o impacto direto do corte no diesel é de 0,01 ponto porcentual no IPCA em 30 dias. “O Efeito indireto pode ser que o diesel já subiu, mas dado 56,36% de agosto do ano passado e deste mês de julho, o preço maior depende de outras que não para transformações significativas”, diz o economista.

“Um item importante para subir e começar a registrar queda é promissória, mas até isso se contrapor a esse aumento real acumulado pelo diesel leva tempo.” Basiliki Litvak, economista da MCM Consultores, também vê o impacto de 0,01 ponto porcentual.

“Já nos IGPs, o impacto é mais significativo, por conta do peso nos índices de preços ao produtor amplo (IPAs), e pode ficar ao redor de -0,13 ponto porcentual”, diz. “Quanto aos impactos indiretos é mais difícil quantificar, mas uma redução é sempre para atenuar os custos com fretes e transportes.”

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.