Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Medicamento sotrovimabe é eficaz contra mutações da Ômicron, diz farmacêutica

07 de dezembro de 2021
Fonte: Portal CNN BRASIL

Resultados pré-clínicos foram divulgados pela GSK. Remédio é composto de anticorpos monoclonais que agem na proteína spike do coronavírus. A farmacêutica britânica GSK divulgou, nesta terça-feira (7), que seu medicamentos contra a Covid-19 baseado em anticorpos é eficaz contra todas as mutações da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

Foram citados novos dados dos estudos em estágio inicial do remédio, desenvolvido com a parceira americana Vir Biotechnology. Os dados, ainda a serem publicados em um jornal médico revisado por pares, mostram que o tratamento das empresas, o sotrovimabe, é eficaz contra todas as 37 mutações identificadas até o momento na proteína spike, disse a GSK em um comunicado.

Na semana passada, mais dados pré-clínicos mostraram que a droga havia sido eficaz contra mutações chave da variante Ômicron. O sotrovimabe é designado para se “agarrar” na proteína spike que fica na superfície do coronavírus, mas a Ômicron possui um número não usual de mutações nesta mesma proteína.

“Esses dados pré-clínicos demonstram potencial de nossos anticorpos monoclonais serem efetivos contra a última variante, a Ômicron, além de outras variantes de preocupação definidas pela OMS”, disse o chefe científico da GSK, Hal Barron.

A GSK e a Vir desenvolveram os chamados “pseudovírus”, que correspondem às mutações presentes nas variantes suspeitas que emergiram até o momento. As empresas têm testado a vulnerabilidade do tratamento com o sotrovimabe.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.