Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Paulistano elenca serviços públicos e privados em sete categorias de saúde

30 de julho de 2021
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo / Foto: Eduardo Knapp

Datafolha foi às ruas para conhecer as mais marcas lembradas na pandemia.

SÃO PAULO

Realizado entre 1º e 4 de junho de 2021, o levantamento do Datafolha buscou identificar os hábitos e tendências de consumo dos paulistanos pelo segundo ano consecutivo. As 809 entrevistas foram realizadas presencialmente, com moradores da capital de 16 anos ou mais, em uma amostra baseada no Censo da população paulistana.

Com margem de erro máxima de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa tem nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O questionário inclui questões sobre as marca de maior destaque para eles em cinco segmentos e 20 categorias. Abaixo, confira as eleitas no segmento de saúde, que reúne as categorias farmácia, hospital, serviço público, laboratório de análises clínicas, indústria farmacêutico, plano de saúde e higiene.

FARMÁCIA
DROGARIA SÃO PAULO, citada por 21% dos entrevistados, e DROGASIL, citada por 20%
DROGARIA SÃO PAULO
Fundação 1943
Quanto cresceu neste ano Não divulgou
Como está reagindo à pandemia Investindo em inovação, reduziu o tempo de atendimento em loja e lançou um portal para envio de receitas digitais e agendamento de testes e vacinas. Destinou R$ 1 milhão a cestas básicas digitais para comunidades atendidas pela ONG Gerando Falcões.
Em 2021, seguimos focados tanto na maturação das iniciativas implementadas desde o início da pandemia quanto em promover ainda mais conveniência aos nossos clientes por meio de um atendimento humanizado em nossas lojas físicas e no ecommerce. Jonas Laurindvicius. presidente do Grupo DPSP.

DROGASIL
Fundação 1935
Quanto cresceu neste ano Comparados o primeiro trimestre de 2020 e 2021, a receita do grupo RD, formado por Droga Raia e Drogasil, aumentou 14,9%
Como está reagindo à pandemia O comércio eletrônico respondeu por 7,7% das vendas entre janeiro e março de 2021, índice superior ao alcançado no pico do isolamento social. A companhia uniu-se a 11 prefeituras para disponibilizar 38 postos volantes de vacinação contra o coronavírus, com a aplicação de mais de 100 mil doses do imunizante

Cientes da nossa responsabilidade social, direcionamos mais de R$ 7 milhões a instituições e projetos em 2021, que foram usados na compra de EPIs e cilindros de oxigênio, no apoio a hospitais, na distribuição de vacinas e na construção da nova fábrica de vacinas do Instituto Butantan. Vitor Bertoncini. diretor de marketing da RD (RaiaDrogasil).

CONFIRA AS MAIS LEMBRADAS EM OUTROS SEGMENTOS
Consumo
Finanças
Transporte
Saúde

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PFIZER, citada por 9% dos entrevistados, e ULTRAFARMA, citada por 7%
PFIZER
Fundação No Brasil, em 1952
Quanto cresceu neste ano Comparado o primeiro trimestre de 2021 ao de 2020, o lucro global aumentou 45%
Como está reagindo à pandemia Empenhada em fornecer ao governo federal 200 milhões de doses de sua vacina. Paralelamente, continua investindo em estudos clínicos em áreas como oncologia, doenças raras, dor e inflamação
Fomos uma das primeiras empresas a dizer que a ciência venceria o combate contra a Covid. Ficamos gratos aos brasileiros por terem confiado em nosso trabalho e dedicação
Marta Díez
presidente da Pfizer Brasil

ULTRAFARMA
Fundação 1998
Quanto cresceu neste ano De janeiro a maio, o faturamento teve alta de 13,5% na comparação com o mesmo intervalo de 2020
Como está reagindo à pandemia A empresa concentrou-se no desenvolvimento de negócios digitais e em ações que impactam em sua eficiência. As vendas foram alavancadas pela marca própria de vitaminas e minerais, consumidos principalmente pelas classes C e D. Em 12 meses, licenciou mais de cem lojas com a bandeira Ultrafarma Popular
A entrada repentina de milhares de consumidores no comércio online aumentou a competitividade, levou à reorganização de processos e pôs uma lupa sobre o que influencia a decisão de compra. No final, percebemos que o preço tem que ser bom e a comunicação, fácil e clara. A experiência online é muito importante, mas estar ao lado do nosso cliente quando ele precisa comprar é o que faz a diferença
Glaucia Saffa
diretora de marketing da Ultrafarma

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
LAVOISIER, citado por 13% dos entrevistados
Fundação 1951
Quanto cresceu neste ano A receita bruta do Dasa Diagnósticos Ambulatoriais, grupo do qual o Lavoisier faz parte, cresceu 43,4% no primeiro trimestre comparado com igual período de 2020
Como está reagindo à pandemia Reforçou o serviço móvel para exames e testa check-in digital, no qual paciente ganha tempo
Nos adaptamos em tempo recorde a uma realidade nunca imaginada e usamos o meio digital com uma intensidade maior. Isso tudo só foi possível devido à excelente qualidade e capacidade do time de profissionais que integram nosso quadro
Edvaldo Vieira
presidente da Amil

PLANO DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA
AMIL, citada por 12% dos entrevistados
Fundação 1978
Quanto cresceu neste ano Entre planos médicos e odontológicos, o número de beneficiários aumentou 4,25% de junho de 2020 a junho de 2021
Como está reagindo à pandemia As vendas de planos de saúde foram retomadas e a companhia está utilizando inteligência artificial para gerenciar insumos hospitalares e acompanhar a mudança no perfil epidemiológico dos pacientes.
Também reforçou o suporte psicológico aos beneficiários por meio de telemedicina
Nos adaptamos em tempo recorde a uma realidade nunca imaginada e usamos o meio digital com uma intensidade maior. Isso tudo só foi possível devido à excelente qualidade e capacidade do time de profissionais que integram nosso quadro
Edvaldo Vieira
presidente da Amil

HOSPITAL
ALBERT EINTEIN, citado por 8% dos entrevistados, e HOSPITAL DAS CLÍNICAS, citado por 7%
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN
Fundação 1955
Quanto cresceu O atendimento domiciliar cresceu 135% em relação a 2019
Como está reagindo à pandemia Desenvolveu ferramentas para prever a demanda e adquirir recursos; estendeu aos hospitais públicos que administra seu sistema de gestão inteligente de leitos. Está intensificando a telemedicina e participando de pesquisas para avaliar a eficácia de tratamentos contra a Covid.

A pandemia mostrou o valor da integração dos sistemas privado e público. Por atuar nas duas esferas, o Einstein é capaz de transferir para a saúde pública conhecimentos adquiridos na saúde suplementar. Além disso, consegue alocar e acessar recursos, particularmente de doações, de modo a assegurar às unidades públicas sob sua responsabilidade alto nível de governança

Sidney Klajner

presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO

Fundação 1944

Quanto cresceu neste ano Desde o início da pandemia, o hospital recebeu de entidades privadas R$ 73,2 milhões em doações, contra R$ 3,7 milhões em 2019

Como está reagindo à pandemia Implantou e está consolidando a telemedicina: cerca de 15% dos atendimentos prestados por seus oito institutos em 2020 foram desse tipo. No mesmo período, registrou 44 mil internações em diversas especialidades e mais de 600 mil exames de imagem. De janeiro de 2020 para cá, teve 782 projetos de pesquisa clínica aprovados, sendo 38% deles relacionados à Covid, gerando informações sobre o impacto da pandemia em diferentes áreas terapêuticas

A história do HC é forjada nos desafios. Por isso, fomos um dos berços para pesquisa, ensino, assistência, inovação e engajamento das pessoas no enfrentamento à Covid no Brasil

Antonio José Rodrigues Pereira

superintendente do HC

HIGIENE

JOHNSON & JOHNSON, citada por 10% dos entrevistados

Fundação Nasceu em 1886 e começou as operações no Brasil em 1933

Quanto cresceu neste ano No segundo trimestre de 2021, globalmente a divisão de consumo acumulou US$ 3,7 bilhões em vendas, um aumento de 13,3% em comparação com o ano anterior

Como está reagindo à pandemia As ações no país já destinaram R$ 12 milhões, abrangendo doações, ações de prevenção, testagem para a Covid, além de capacitação técnica e suporte emocional a médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde

Tivemos que fazer uma leitura rápida das necessidades das pessoas para revisar prioridades e poder estar ao lado de quem mais precisa, seja por meio de doações, campanhas de caráter educacional ou ações voltadas ao bem-estar físico e mental de nossos colaboradores

Juliana Sztrajtman

diretora sênior de marketing da Johnson & Johnson Consumer Health Brasil

SERVIÇO PÚBLICO

SUS, citado por 15% dos entrevistados

Fundação 1990

Como está reagindo à pandemia A Secretaria Municipal da Saúde se estruturou para atender à alta demanda. Antes da pandemia, a capital tinha 509 leitos de UTI e passou para mais de 1.400 nos momentos mais críticos. A campanha de vacinação também é um ponto a ser destacado, com mais de 8 milhões de doses já aplicadas

A tomada rápida de decisões para estruturar a rede municipal e o comprometimento dos profissionais de saúde, de toda a linha de cuidados, das UBSs aos hospitais, foram alguns dos passos decisivos para que o SUS de São Paulo fosse reconhecido

Edson Aparecido. secretário municipal da Saúde de SP.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.