Abrafarma 30 anos Logo
Abrafarma 30 anos Logo

Vacinação contra a gripe entra em nova fase no RS

10 de junho de 2021
Fonte: Jornal Zero Hora – RS

Começa hoje a terceira e última fase da vacinação contra a gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. Passam a ter direito à dose gratuita pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e detentos.

Muitas das comorbidades e deficiências incluídas na imunização da gripe são as mesmas da covid-19. Entre as principais condições crônicas não transmissíveis, estão doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabetes e obesidade, além de pessoas transplantadas e com síndrome de Down (veja a lista acessando o link destacado). A faixa etária é a partir de seis meses. Deve ser apresentada prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A procura pelo imunizante para o vírus influenza está abaixo do esperado. Integrantes dos grupos prioritários anteriores podem continuar indo aos postos. São eles: idosos, professores, trabalhadores da saúde, mulheres no período de 45 dias após o parto e crianças de seis meses até seis anos incompletos.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que é importante se proteger da gripe para evitar complicações, internação hospitalar e até a morte. Os sintomas gripais podem ser confundidos com os da covid-19, e a imunização facilita no diagnóstico do paciente que adoece.

As vacinas da covid-19 e da gripe devem ser feitas com um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses. A recomendação é para que seja priorizada a vacinação contra a infecção por coronavírus. LARISSA ROSO.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.