Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Variante Delta da Covid-19 é tão contagiosa quanto catapora

30 de julho de 2021
Fonte: Jornal O Globo – RJ / Foto: DAVID DEE DELGADO / REUTERS

Vacinados infectados pela cepa podem transmitir o vírus tanto quanto os não imunizados, embora com menos frequência; descoberta acende alerta nos EUA

New York Times

NOVA YORK — A variante Delta é muito mais contagiosa, tem maior probabilidade de romper as proteções oferecidas pelas vacinas contra Covid-19 e pode causar mais doenças graves do que todas as outras versões conhecidas do coronavírus, segundo uma apresentação interna divulgada nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

A variante, identificada pela primeira vez na Índia e registrada também no Brasil, é mais transmissível do que os vírus que causam MERS, SARS, Ebola, resfriado comum, gripe sazonal e varíola, e é tão contagiosa quanto a catapora, segundo o documento, cuja cópia foi obtida pelo New York Times. A agência deve publicar dados adicionais sobre a Delta nesta sexta-feira.

Rochelle P. Walensky, diretora da agência, já havia reconhecido na terça-feira que as pessoas vacinadas que contraem as chamadas infecções invasivas da variante Delta carregam tanto vírus no nariz e garganta quanto as pessoas não vacinadas e podem espalhá-lo com a mesma rapidez, embora com menos frequência. Mas o documento interno apresenta uma visão mais ampla e ainda mais preocupante da variante.

A infecção pela Delta também pode ter maior probabilidade de levar a doenças graves, observou o documento. Estudos do Canadá e da Escócia descobriram que as pessoas infectadas por ela têm maior probabilidade de serem hospitalizadas, enquanto pesquisas em Cingapura indicaram que é mais provável que necessitem de oxigênio.

Ainda assim, os números do CDC mostram que os imunizantes são altamente efetivos na prevenção de formas graves da doença, hospitalização e morte para as pessoas vacinadas, disseram os especialistas. A matéria será está sendo atualizada com mais informações.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.