Abrafarma 30 anos Logo
Abrafarma 30 anos Logo
Testes rápidos
São exames feitos em equipamentos modernos, com resultados em minutos. Auxiliam na triagem e acompanhamento de doenças.
Cassyano Correr

Publicado por:Cassyano Correr04 de maio de 2021

Testes Rápidos na Farmácia

A evolução na tecnologia diagnóstica permite que uma série de exames seja feito por meio de dispositivos portáteis, utilizando pequenas quantidades de amostra, como gotas de sangue, e com laudo de resultado em minutos.

Essa área, chamada de “testes laboratoriais remotos” ou "testes rápidos" vem se expandindo rapidamente, e permite hoje a realização de mais de 30 exames diferentes em ambientes fora do laboratório clínico, como consultórios, clínicas e farmácias.

  • Exemplos incluem os testes rápidos para doenças como dengue, zika, hepatites, HIV, sífilis
  • Ou para rastreamento e acompanhamento de diversas condições como diabetes, colesterol elevado, PSA (próstata), Beta-HCG (gravidez), ácido úrico, entre diversos outros.

Os farmacêuticos passam a contar com mais essa ferramenta na prestação de melhores cuidados de saúde, e a população encontra acesso simples e rápido a esses resultados. A liberação desses testes nas farmácias, porém, carece de regulamentação definitiva pela Anvisa.

Em 2020, a Anvisa publicou a RDC 377/2020, que autorizou a realização de testes Covid-19 nas farmácias. Desde então, as farmácias já atenderam milhões de pessoas, orientando sobre medidas preventivas e notificando os casos ao Ministério da Saúde. A farmácia, durante a pandemia, reforçou seu papel de estabelecimento de saúde na linha de frente do combate ao novo coronavírus, sendo referência de acesso e qualidade para toda população.

A Abrafarma promove a realização do serviço de testes laboratoriais remotos pelas farmácias, atuando junto à Anvisa e legisladores para que esses serviços sejam regulamentados e incorporados ao rol de serviços farmacêuticos. Além disso, defende a aplicação de protocolos clínicos e critérios de qualidade que garantam a confiabilidade dos resultados e a segurança dos pacientes.

Referências

Correr, CJ. Reina, D. Point-of-care testing (POCT) em farmácias comunitárias. São Paulo: Abrafarma 2019. 171 p.

Abrafarma: Farmácias superam 1 milhão de testes rápidos da covid-19 em seis meses. Isto é Dinheiro. 07/11/2020.

Abrafarma: farmácias atingem 27% de casos de covid entre 1 e 7/3, novo recorde. Isto é Dinheiro. 11/03/2021.