Anvisa decide se torna mais rígido controle sobre venda de Ozempic no país
16 de abril de 2025Proposta que será votada prevê tornar obrigatória a retenção da receita médica pelas farmácias. A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute em reunião na tarde desta quarta-feira se torna mais rígido o controle de medicamentos usados para o emagrecimento, como Ozempic, Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares.
A proposta que será votada prevê tornar obrigatória a retenção da receita médica pelas farmácias que comercializarem as substâncias. Atualmente, a venda só ocorre mediante a apresentação do receituário, mas ele não fica retido. Na reunião, os diretores da Anvisa devem discutir os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como "antimicrobianos".
Como mostrou o colunista Lauro Jardim, dados do sistema VigMed da Anvisa indicam que 32% das notificações de eventos adversos no Brasil envolvem o uso não previsto em bula desses medicamentos, número muito superior ao cenário global (10%). Além disso, a taxa de relatos de pancreatite associada ao uso dessas substâncias no Brasil (5,9%) também supera a média mundial (2,4%).
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.