Após 42 anos, Pague Menos terá um CEO do mercado
05 de dezembro de 2023Mário Queiros, filho do fundador que está no comando da varejista, vai ocupar uma cadeira no conselho de administração.
Por Beth Koike — De São Paulo
Fundada por Deusmar Queirós há 42 anos, a rede de farmácias Pague Menos será comandada pela primeira vez por um executivo de mercado. Trata-se de Jonas Marques, cearense com longa carreira na indústria farmacêutica, sendo os últimos sete anos nas operações da Austrália e Itália da Bayer.
Marques substitui Mário Queirós, filho de Deusmar, que ocupou a posição de CEO nos últimos oito anos. Nesse período, a empresa vendeu uma fatia de 17% à General Atlantic, abriu o capital e comprou a concorrente ExtraFarma.
No fim de setembro, a Pague Menos fez um aumento de capital de R$ 332 milhões para reduzir sua alavancagem que, ao fim do terceiro trimestre, estava em 2,4 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). A operação foi acompanhada pelos dois principais acionistas, a família Queirós, que detém 65%, e o fundo General Atlantic.
Segundo Patriciana Rodrigues, presidente do conselho da Pague Menos, seu irmão sinalizou em agosto a intenção de ter um sucessor, uma vez que já estava no cargo há oito anos. “Fizemos um processo de contratação bastante transparente. Marques assume dia 4 de janeiro e fará uma transição de três meses. Mário Queirós será indicado a uma posição no conselho”, disse Rodrigues.
“A partir de minha ampla experiência profissional no setor farmacêutico e com um compromisso em execução que equilibre crescimento e rentabilidade, espero contribuir para o contínuo sucesso da empresa”, disse Marques, em comunicado.
A presidente do conselho destaca que um dos motivos da contratação de Marques é a sua experiência no setor farmacêutico e em mercados internacionais. “Uma das nossas avenidas de crescimento é a oferta de serviços de saúde dentro de farmácias. Lá fora, esse mercado é mais maduro e Jonas traz esse conhecimento. Além disso, ele vai apoiar muito nossa equipe comercial no relacionamento com as farmacêuticas.”
Na Pague Menos, 10% dos clientes já usam serviços como aplicação de medicamentos, primeiros atendimentos autorizados a serem feitos por farmacêuticos, testes rápidos para detecção de cerca de 40 doenças, entre outros. Na metade deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a permitir a realização desse tipo de exame, o que abriu oportunidade às farmácias.
Na Pague Menos, das 1,6 mil unidades, 1 mil têm consultórios de atendimento. “Nossos farmacêuticos fazem o atendimento presencial. Se for preciso uma consulta médica, orientamos para uma healthtech [startup de saúde], que é nossa parceira, que faz a telemedicina”, explicou Rodrigues.
Além da Bayer, onde começou em 2012, ainda na operação brasileira, o novo CEO da Pague Menos trabalhou na Roché, Isdin, Stiefel Laboratories e Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde. Marques iniciou sua carreira como propagandista da indústria farmacêutica e durante muitos anos esteve próximo das varejistas de farmácia para negociar medicamentos sem prescrição (OTC).
Formado em psicologia, com especializações em negócios na FIA e alta gestão na IMD Business School, na Suíça, Marques tem, diz Rodrigues, perfil aberto ao diálogo, “orientado para pessoas, o que na nossa companhia, com 25 mil colaboradores, é muito importante.”
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.