Baixa imunização aumenta incidência de doenças da infância em adultos
30 de setembro de 2019Baixa imunização - Nos últimos anos, doenças que são mais comuns em crianças estão ressurgindo, atingindo principalmente adultos. Entre elas está o sarampo, com 3.906 casos no Brasil nos últimos três meses. Só o estado de São Paulo contabiliza 3.807 casos, conforme apontou o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no dia 19 de setembro.
De acordo com reportagem do portal R7, uma das explicações dos médicos para os casos de sarampo e caxumba no Brasil tem relação com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Pessoas que nunca tomaram e também nunca tiveram contato com esses vírus podem ser infectadas na idade adulta, assim com aqueles que foram vacinados em um esquema incompleto (não tomaram todas as doses).
"Os adolescentes e adultos jovens de hoje tomaram apenas uma dose depois dos 12 meses, sendo que eram necessárias duas doses para a proteção", explica o médico infectologista Francisco de Oliveira Junior, do Instituto Emílio Ribas. Ele explica ainda que a circulação dos vírus que causam doenças como sarampo e caxumba reduziu no Brasil nas últimas décadas, mas que continuava no mundo.
Oliveira Júnior ressalta o fato de que possíveis falhas na vacinação da tríplice viral refletirem em surtos de caxumba, além do sarampo. “No caso da caxumba, há outra particularidade. Apesar de ser tríplice viral, a proteção que ela [vacina] dá para cada uma dessas doenças não é idêntica. A eficácia do componente da caxumba é um pouco menor do que a eficácia contra o vírus do sarampo, embora a caxumba seja menos transmissível que o sarampo.”.
Diante dos surtos de determinadas doenças infecciosas em todo o mundo, os médicos passam a rever orientações antigas, como a necessidade de reforços das doses para determinadas vacinas. Atualmente, o SUS oferece gratuitamente a imunização para adultos apenas contra difteria e tétano. A chamada tríplice bacteriana, que inclui a coqueluche, para adultos, é encontrada na rede privada.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cimed-em-ritmo-de-lancamentos/
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.