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Com alta de 55% nas vendas de marcas próprias, Raia Drogasil lança a 6ª delas, a mais focada em ESG

08 de novembro de 2022
Fonte: Portal Exame / Foto: Divulgação

A unidade tem a necessidade de ser a principal marca do portfólio e responsável por mais de 50% do faturamento.

Marcos Bonfim

Raia Drogasil  está sendo a marca Natz e amplia sua estratégia de marcas próprias, unidade de negócios que deve fechar 2022 com crescimento de 55% em relação ao ano de 2021. A novidade ao mercado com um portfólio de 20 produtos naturais, reunindo de óleos essenciais, probióticos, sprays para a própolis e mel.

Com preços que variam entre R$ 10 reais e R$ 100 reais, a marca mais a Natz é aplicada às práticas de sustentabilidade da empresa. A produção de papel reciclado 100% reciclado, mono série é - com embalagem com reciclabilidade -, os fornecedores usam alta energia circular e os fornecedores usam a cadeia reciclável Euciclore ciclore.

“Hoje no mercado são mais especializados, como marcas especializadas em alguns segmentos como fibras ou polis, e nós que faria sentido ter uma marca que fosse conhecida e pudesse atuar em diversas categorias de produtos, sempre usando naturais e também olhando para os ingredientes parte de sustentabilidade”, afirma Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias da RD.

A Natz também está incluída na proposta da Raia Drogasil chegar em 2030 como a empresa que mais contribui para a saúde integral das pessoas. Até por isso, embora já entre com o portfólio de 20 produtos, já a previsão de que novos comecem a ser agregados ao longo de 2023.

Como funciona o modelo de marcas próprias

A principal marca própria da empresa é a Needs, também a primeira a ser lançada ainda em 2010. Responde por mais de 65% dos 800 s que a Raia Drogasil tem marcas somando como cinco do grupo e representa mais de 50% do faturamento total da unidade de negócios.

Ela nasceu com produtos mais básicos como itens de primeiros socorros, soro e algodão, e hoje reúne de testes de gravidez a protetores solares, fraldas e sabonetes. Em 2019, ganhou também outra frente de atuação com o lançamento da linha vegana, a Needs by Vegan.

Diante da evolução da primeira marca, a companhia ampliou o modelo ao longo dos anos e entrou em outras categorias que têm força no ambiente das farmácias. Normalmente, os produtos chegam às gôndolas com preços entre 15% a 20% menores do que as marcas de referência no mercado.

Nutrigood, produtos funcionais e contratados; Raia/Drogasil, vitaminas e suplementos de perfis segmentados, Nutrigood, produtos funcionais e complementares, Triss, acessórios de beleza, Le Pop, prevenção e monitoramento de saúde e beleza, chegaram acompanhando esse movimento.

“Nós estamos crescendo que a empresa e temos mais participação. Em soro e algodão, por exemplo, a gente tem mais de 50%”, afirma Mascarenhas. Os dados são relativos às vendas nos canais próprios da Raia Drogasil – farmácias, aplicativos e sites -, que se concentram como vendas das marcas próprias.

A empresa tem poucos itens sendo comercializados fora da rede e o foco é permanecer com atuação voltada ao seu ecossistema.

“A gente consegue ter uma atratividade de preço maior, consegue focar muito em produtos que são do universo da farmácia e a gente acredita que tem bastante potencial de crescimento e expansão de categoria”, diz um executivo. Uma das estratégias, segundo ela, é entrar em categorias menos 'comoditizadas'.

Atualmente, a Raia Drogasil tem nas farmácias o seu principal canal de vendas e fechou o terceiro trimestre com 2.620 unidades. Dos R$ 8 bilhões de receita bruta no período, alta de 22,3% em relação a semelhante período de 2021, só R$ 886,1 milhões poderão vir do digital.

Quem é responsável pela produção

O modelo foi construído com fornecedores, responsáveis ​​pela fabricação de todos os produtos das marcas. Atualmente, são 90 empresas de trabalhadores que mais trabalham em conjunto nas gôndolas e ajudam a colocar os profissionais nas gôndolas.

Internamente, a Raia Drogasil mapeia como tendências e demandas de mercado, idealiza os produtos e os benefícios desejados. A partir de agora, procura os potenciais fabricantes que se tornarão com a missão de transformar o projeto em fórmulas. Para a Natz, uma companhia de cinco fornecedores.

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