Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Conveniência gera vendas de R$ 726,5 milhões em farmácias

20 de setembro de 2021
Fonte: Portal Panorama Farmacêutico

Com faturamento de R$ 726,5 milhões nos últimos 12 meses até julho de 2021, o mercado de bomboniere cresceu 8,2% nas farmácias brasileiras.

Esse foi um dos diagnósticos apresentados por Paulo Paiva, vice-presidente Latam da Close-Up International, durante palestra do Sincofarma/SP no último dia 15.

O executivo ressaltou a importância do setor de conveniência na farmácia e o diferencial de manter itens dessas categorias para incrementar a compra por impulso. “Em um contexto de retomada das visitações às lojas físicas, esse mercado pode agregar valor às vendas”, avalia.

Representatividade das regiões
Os quatro estados do Sudeste, somados, representam 51% da venda de produtos desse grande grupo de categorias, formado majoritariamente por balas, pastilhas, confeitos, goma de mascar, chocolates, bombons, barras de cereais, sorvetes, biscoitos e snacks.

São Paulo registra um faturamento de R$ 138 milhões, mas curiosamente não detém a primeira posição, que fica com Minas Gerais (R$ 152,6 milhões) – centro de importantes redes associativistas, que se caracterizam por um modelo de venda mais assistida e que estimulam a permanência do consumidor no PDV.

“Não é pouca coisa. Trata-se de uma categoria que apresenta bastante margem, cuja compra é totalmente feita por impulso. São itens que ficam próximos ao caixa, numa zona de circulação mais quente. É uma grande oportunidade para gerar fluxo na farmácia”, ressalta Paiva.

Apesar disso, São Paulo é o único estado que apresentou retração de 4,8% em vendas e 7,2% em unidades. Mas Paiva avalia que essas oscilações estão associadas à pandemia.

“Nem sempre o shopper pensa na farmácia quando quer comprar uma goma de mascar via e-commerce. Mas no exercício de compra presencial, essa categoria é bastante forte”, explica.

O crescimento do mercado de bomboniere foi influenciado principalmente no segmento de chocolates e bombons, que representa 32,1% de tudo o que é vendido nas farmácias do Brasil. O incremento também se refletiu nos sorvetes de palito, com alta de 19,3% em valores e 13,3% em unidades.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.