Abrafarma 30 anos Logo
Área
Restrita
Abrafarma 30 anos Logo

Covid e problemas respiratórios dobram atestados médicos nas empresas

14 de janeiro de 2022
Fonte: Jornal O Globo – RJ

Por Rennan Setti

A ômicron, ao que tudo indica, já é a maior razão para afastamento profissional no Brasil hoje. Dados preliminares compilados pela Closecare apontam que atestados médicos relacionados a Covid e problemas respiratórios encerrarão janeiro representando 51% do total. Em dezembro, no pico registrado até agora, eles eram 39,1%.

A epidemia de gripe, cujos sintomas são semelhantes aos da Covid e que atinge algumas cidades do país, também deve ter contribuído para a escalada de casos.

A Closecare, start-up que faz gestão de atestados médicos para empresas, estima que os empresários receberão 18 milhões de atestados em janeiro, o dobro do volume de dezembro. O custo desse absenteísmo no mês deve ficar perto de R$ 12 bilhões.

Com o salto no número de casos, regiões com grande disseminação da doença devem registrar até metade dos profissionais com pelo menos um atestado no mês. Historicamente, 1 a cada 4 funcionários (25%) entrega ao menos um atestado por mês.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.