De gravidez a HIV, farmácias podem fazer mais de 40 exames rápidos; veja lista
22 de maio de 2023Em BH, as redes de drogarias Araújo, Raia Drogasil, Pacheco, Pague Menos, dentre outras, têm em seus catálogos diversas opções de testes clínicos
Por Nubya Oliveira
A ida às farmácias, há muito tempo, deixou de ser somente para compra de medicamentos. Produtos como cosméticos, perfumes, de higiene pessoal estão disponíveis nas prateleiras dos estabelecimentos.
Posteriormente, as drogarias foram autorizadas a fazer o teste de Covid-19 e glicemia. No entanto, a nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em 3 de maio deste ano, ampliou a oferta de serviços clínicos e exames laboratoriais em farmácias.
Com a decisão da agência, o setor farmacêutico está habilitado a aplicar pelo menos 40 exames rápidos, sem a necessidade de prescrição médica. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 27 maiores empresas do varejo farmacêutico, atualmente é possível fazer 46 testes nas drogarias, como o de dengue, HIV, colesterol, dentre outros.
Muitos dos exames disponibilizados são desconhecidos por grande parte da população. A oferta dos procedimentos varia de acordo com as redes de estabelecimentos. Por exemplo, algumas têm em seus catálogos o Exame de Hormônio Luteinizante (LH), que investiga sobre a possibilidade de infertilidade.
Testes de intolerância alimentar, de anticorpos e vários que identificam doenças, como Hepatite C, Rubéola e Malária, também podem ser encontrados nas lojas (veja a lista completa no final do texto.)
A nova regra da Anvisa atualiza uma norma que já existia, a Resolução da Diretoria Colegiada 302/2005. Segundo o documento, as farmácias estarão habilitadas a realizar exames de análises clínicas a partir de material biológico primário, desde que todas as etapas sejam feitas após a coleta no próprio estabelecimento e não necessite de instrumento para leitura, interpretação ou visualização do resultado. Os exames não servirão para diagnóstico, somente para triagem.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.