Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Drogaria Araujo aposta em consultas médicas por teleatendimento

24 de março de 2022
Fonte: Jornal Diário do Comércio – MG / Foto: Divulgação/Drogaria Araujo

Em 116 anos de história, o pioneirismo sempre norteou a atuação da Drogaria Araujo. A rede de farmácias belo-horizontina é uma das mais tradicionais empresas de Minas Gerais e integra o seleto grupo de negócios familiares que se sustentam por tantos anos na capital mineira.

Do plantão 24 horas, instituído ainda no começo do século passado, às recentes consultas médicas via teleatendimento durante a pandemia, a inovação é um dos pilares que permitem à empresa atravessar diferentes momentos e cenários e seguir em plena expansão.

“Encerramos 2021 com faturamento de R$ 3 bilhões e maior Ebitda (lucro líquido antes do Imposto de Renda, contribuição social, despesas financeiras líquidas, despesas de depreciação e amortização) do Brasil em percentual, segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).

Saímos da Covid-19, entramos em uma guerra e estamos com um cenário político conturbado. Mas temos uma gestão eficiente, enxuta, com uma equipe competente e comprometida. Por isso, esperamos crescer 15% em faturamento. E vamos atrás deste resultado”, avisa o presidente da rede, Modesto Araujo.

Neto do fundador, Modesto Carvalho de Araujo, o atual presidente integra a terceira geração da família Araujo à frente dos negócios, acompanhado por uma diretoria composta por membros da quarta geração.

“Nestes 116 anos, passamos por duas guerras mundiais, estamos vendo a guerra na Ucrânia, enfrentamos epidemias, a terrível Gripe Espanhola e agora a pandemia de Covid-19, além de crises financeiras e diferentes momentos econômicos nos âmbitos nacional e internacional. Mas saímos sempre mais fortes e experientes. Pelas bases sólidas, pela harmonia, por falarmos a mesma linguagem e pela equipe de colaboradores que trabalha com afinco e dedicação”, diz.

Por falar neles, os funcionários hoje somam mais de 10 mil e devem chegar a 11 mil até o fim do ano, a partir da abertura das 50 lojas previstas para este exercício, mediante investimentos de R$ 100 milhões. Ao todo, a rede já conta com 300 unidades distribuídas entre mais de 45 cidades de Minas Gerais, especialmente na Capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Novidades para 2022
Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em janeiro, cidades polo do Norte do Estado e de regiões como Triângulo e Vale do Aço estão no radar da rede para 2022. Hoje, a Araujo está presente nas regiões Central, Noroeste, Oeste, Sul e Zona da Mata em Minas Gerais. Outra novidade que Modesto Araujo estuda para este ano é a extensão do teleatendimento médico para outros casos que não apenas dos de coronavírus.

“A Araujo sempre inovou. Há muito anos, meu avô já atendia os clientes de madrugada, ao lançar o plantão 24 horas; meu pai criou a entrega em domicílio por meio de pedidos por telefone (Drogatel) e fazia as entregas de automóvel; no passado, a farmácia tinha atendimento médico gratuito. E não para por aí, implantamos também o primeiro telemarketing, a primeira drogaria do País com serviço drive thru e a primeira drugstore”, recorda.

Recentemente, diante do contexto da pandemia de Covid-19, a empresa adotou outros diferenciais, expandindo o portfólio com máscaras e outros Equipamentos Proteção Individual (EPI), álcool em gel e exames específicos para a doença. Inclusive, com o teste drive thru e o teleatendimento remoto em parceria com o Hospital Mater Dei.

As lojas da rede contam com um mix com mais de 20 mil produtos, que incluem a sua marca exclusiva Mió, que já conta com mais de 130 opções de itens variados. Além disso, o site, o aplicativo próprio e a presença nos principais marketplaces permitiram à empresa disponibilizar o serviço de entrega para todo o Brasil. Já o Clique Retire trouxe agilidade e comodidade para os clientes.

Por fim, vale dizer que, para celebrar os 116 anos, a Araujo promoverá várias ações comemorativas junto aos clientes e funcionários, incluindo vales-compras e um novo espaço de trabalho inspirado nos coworkings, em um novo prédio administrativo, em vistas de proporcionar maior integração e favorecer o trabalho das equipes.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.