Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Entidades gaúchas lançam manifesto por retomada

30 de janeiro de 2026
Fonte: Jornal Zero Hora – RS

Bruna Oliveira

 

Entidades empresariais do Rio Grande do Sul lançaram ontem um manifesto que busca a retomada de um Estado social e economicamente pujante. Assinado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e outras sete associações - AGV, Agas, Setcergs, Federação Varejista, CDL, Sindilojas e Sindienergia -, o Manifesto Empreendedor 2026 lista ações em 12 eixos fundamentais para tratar do futuro do Estado.

 

- O Rio Grande do Sul está precisando se reerguer de uma tragédia climática e de um êxodo de pessoas. As empresas estão indo embora para outros Estados com um sentimento hostil. Com elas, estão indo centenas de milhares de jovens. Se não conseguirmos reverter o êxodo e as tendências sombrias sobre o futuro dos gaúchos, nosso futuro não será promissor - avaliou o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa.

 

Ao longo de 96 páginas, o manifesto traz diagnósticos e cenários possíveis ao RS em meio a ameaças globais e oportunidades estratégicas no contexto mundial e brasileiro. Os eixos abordados são: Comércio Exterior, Educação, Infraestrutura, Macroeconomia e Social, Mineração, Ondas Migratórias, Riscos ao Trabalho e à Renda, Saúde, Segurança Alimentar, Segurança Energética, Segurança Física e Jurídica e Turismo de Integração Cultural.

 

O manifesto marca também o lançamento da campanha "O Povo pelo Povo - Todos juntos vencendo desafios do RS". Trata-se de um movimento social para resgatar o espírito de renovação e cidadania no Estado.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.