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Fabricação de cosméticos para proteção solar dispara no Brasil

09 de janeiro de 2024
Fonte: Jornal O Tempo - MG

A Farmax, uma das maiores indústrias nacionais de produtos de beleza e cuidado pessoal, com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, celebra os bons números.

A crescente demanda por itens de proteção solar está movimentando as indústrias cosméticas que estão se estruturando para acompanhar as necessidades dos consumidores, especialmente no verão. Conforme um levantamento recente da Nubimetrics sobre tendências de consumo, somente no último trimestre de 2023 a comercialização desses produtos cresceu 50% no país. E ao que tudo indica, continuará em alta nos próximos anos.

O Brasil é o terceiro maior mercado de sun care do mundo (atrás apenas de EUA e China) e a perspectiva é de crescimento acelerado até 2025, superando os R$ 4,1 bilhões em vendas, segundo dados da Euromonitor Internacional. Com recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia do uso diário do produto, independentemente da época do ano ou tempo de exposição ao sol, a categoria segue aquecida no Brasil.

Exemplo mineiro

Um contexto que pode ser observado na Farmax, uma das maiores indústrias nacionais de produtos de beleza e cuidado pessoal, com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Enquanto muitos estão se preparando para o inverno, nos corredores da empresa o planejamento para o verão está a todo vapor, assegurando uma antecedência mínima de cinco meses.

A estratégia por trás dos itens de proteção solar que chegam às prateleiras na estação mais quente do ano começa a ser desenhada no final do verão anterior, em março, quando as equipes internas já estão trabalhando para antecipar as necessidades dos consumidores, especialmente durante o calor.

De acordo com o gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto, o cuidado com a linha de proteção solar é uma tarefa complexa e é por isso que a estratégia não se limita apenas a seguir a demanda sazonal. “Durante o inverno a produção já está a todo vapor. A ideia é antecipar as necessidades do verão garantindo que não haja escassez dos produtos quando a temporada chega”, explica.

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