Fique atento aos 7 erros mais comuns na consulta farmacêutica
21 de setembro de 2020Consulta farmacêutica - O desafio de trabalhar com serviços clínicos e consultas nas farmácias impõe cuidados redobrados para os profissionais. E sete erros muito comuns precisam ser evitados. Saiba quais:
1 - Não respeitar o ritual do início da consulta
O primeiro erro comum é não conversar com o paciente, no início da consulta, sobre os objetivos e o que vai ser definido naquele encontro. É importante dar espaço para esse momento e deixar o paciente expor sua expectativa ou aquilo que mais o preocupa. É essa conversa que determina o foco e o ritmo da consulta. Se falhar nesse início, corre-se o risco de o paciente ir embora frustrado e sem ter conseguido tratar do que realmente interessava.
2 - Perder o trilho da consulta
Não conseguir manter a conversa no trilho e perder o tempo da consulta. É importante planejar. Uma consulta farmacêutica para tratar de uma tosse com certeza vai ser muito mais curta do que uma consulta de revisão geral em um paciente que toma dez medicamentos. Mesmo que a tosse seja o sintoma desse paciente! A questão é o foco.
3 - Querer resolver tudo
em uma só consulta
Outro erro comum é querer resolver tudo em uma só consulta. Muitas vezes isso não é possível, nem é bom. É preciso priorizar e tratar primeiro aquilo que é mais importante e mais urgente do ponto de vista do risco para a saúde. Um exemplo típico são os problemas de adesão ao tratamento. Às vezes, leva meses para preparar o paciente a assumir seu tratamento e sua doença. O papel do farmacêutico é facilitar o trajeto ao longo de várias consultas.
4 - Esquecer de marcar o
retorno
Terminar uma consulta farmacêutica sem marcar um retorno. Claro que, às vezes, não é preciso haver retorno e acompanhamento, mas é sempre bom pensar sobre o que vai acontecer depois da consulta. No caso de pacientes crônicos é obrigatório. Há softwares inteligentes que ajudam a marcar os retornos, enviando mensagens automáticas ao paciente.
5 - Não dar valor às
queixas que o paciente traz
Quando um paciente relata uma queixa, um sintoma ou sinal novo, o farmacêutico sempre deve fazer uma anamnese para conhecer melhor o histórico do queixoso. Mesmo que isso seja apenas para registro e para relatar mais tarde ao médico. É importante fazer a HDA porque isso significa acolher o paciente, que muitas vezes pode estar com um transtorno menor, um agravamento de doença existente, ou mesmo uma reação adversa a medicamento.
6 - Informar demais,
aconselhar de menos
Às vezes, o farmacêutico acha que falando muita coisa ao paciente faz a consulta ser melhor. Na verdade, é o contrário. A boa consulta significa escutar mais e falar menos. Faça mais perguntas ao invés de responder a tudo. Lembre-se: aconselhar significa criar condições de o paciente fazer por ele mesmo. Fixe sua orientação apenas nos dois ou três pontos principais que você quer que o paciente apreenda. Não se esqueça de que um bom aconselhamento é apoiado por materiais escritos. A entrega de material impresso personalizado é também uma estratégia poderosa.
7 - Confundir consulta com
procedimentos
Confundir a consulta farmacêutica com a verificação de parâmetros, como a pressão arterial ou a glicemia. Verificar parâmetros é um procedimento. E os procedimentos são uma parte da consulta. Uma consulta de rastreamento, inclui avaliar os fatores de risco do paciente, fazendo uma breve anamnese, estimando a chance de ser diabético, além do resultado de glicemia daquele momento. Inclui um aconselhamento personalizado ao paciente e, eventualmente, um encaminhamento, conforme avaliação mais completa.Clique aqui para ter acesso à íntegra do conteúdo
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/7-passos-para-a-dispensacao-de-medicamentos-com-receita-digital/
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