Genéricos atingem mais de 40% de participação no mercado em RS, PR e SC
16 de julho de 2024Os medicamentos genéricos representaram 43,62% das vendas nas farmácias dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul nos últimos 12 meses. Em destaque, estão medicamentos como Losartana, Enalapril, Hidroclorotiazida, Paracetamol e Dipirona.
De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), esses estados venderam mais de 310 milhões de unidades de medicamentos genéricos no último ano.
Destaque por unidades
1) Rio Grande do Sul – 136.870.794 unidades
2) Paraná – 98.742.611 unidades
3) Santa Catarina – 75.376.523 unidades
Fonte: IQVIA FMB MAT Maio/2024
Destaques por Estado
Rio Grande do Sul: os medicamentos genéricos representam 47,98% das vendas totais de medicamentos.
Santa Catarina: registrou uma participação de 41,33% nas vendas de medicamentos genéricos.
Paraná: alcançou o marco de participação de 40,26% nas vendas de medicamentos.
“Os medicamentos genéricos são alternativas equivalentes aos medicamentos de referência, com os mesmos princípios ativos, doses e eficácia, mas geralmente a um custo menor. Este aumento na participação de mercado é um indicativo claro da eficácia dos genéricos, além de refletir o impacto positivo das políticas públicas e iniciativas educativas sobre a importância e os benefícios dos medicamentos genéricos”, afirma Tiago.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.