Grupo DPSP mira nas iniciativas sociais e sustentáveis
01 de setembro de 2021Com quase 1400 lojas e 26 mil funcionários, empresa completa dez anos de existência com foco no descarte sustentável de medicamentos e na solidariedade em meio à pandemia.
Completando 10 anos, o Grupo DPSP tem o cuidado com a sociedade como mote central e isso se traduz em ações sustentáveis e de viés social. “Temos o compromisso de promover e viabilizar o descarte consciente de medicamentos e pilhas como forma de minimizar os riscos para a vida de outras pessoas e ajudar na preservação do meio ambiente”, exemplifica explica Andrea Sylos, diretora comercial e marketing do Grupo DPSP.
“Só assim, com cada um fazendo a sua parte, é que poderemos caminhar para um futuro mais sustentável”. Desde o início da iniciativa, já foram recolhidas aproximadamente 5 toneladas de medicamentos vencidos ou em desuso.
Nas lojas da Drogaria São Paulo, os equipamentos de coleta estão distribuídos nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já na Drogarias Pacheco, estão localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná. O material segue para centros de distribuição e, de lá, para uma empresa parceira.
É uma ação importante, porque o descarte inadequado dessas substâncias pode contaminar água, solo, animais e pessoas. A empresa também coleta pilhas, em parceria com a gestora de logística reversa Green Eletron. Os postos para receber o material ficam em 1.388 lojas da rede. No processo, o zinco é recuperado e posteriormente empregado na fabricação de novas unidades. Já os outros materiais presentes na composição são reutilizados na produção de pigmentos para pisos cerâmicos. Para saber onde está o posto de coleta mais próximo, basta clicar neste link.
Além disso, o objetivo do grupo é ter 100% de uso de fontes energéticas renováveis em suas lojas até 2023. Já conta com 100% de seus espaços em Minas Gerais abastecidas com energia renovável. Até o primeiro trimestre de 2022, todas as lojas da rede nos estados de Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e algumas unidades do interior de São Paulo contarão com essa solução.
Ações sociais Outra preocupação constante do grupo ao longo da primeira década de existência foi a participação em ações sociais relevantes, como a Campanha do Agasalho, a doação de ambulâncias e a carreta itinerante para doação de sangue. E também com apoio para a rede de desenvolvimento social Gerando Falcões, que recentemente recebeu a doação de R$ 1 milhão do grupo no contexto da campanha Corona no Paredão, que tinha como objetivo arrecadar cestas básicas para famílias em situações de vulnerabilidade. Uma ação desenvolvida pelo grupo, a campanha Ser Solidário Faz Bem.
A iniciativa visa engajar a população sobre a importância de ser solidário com aqueles que mais precisam. Durante as campanhas, os itens arrecadados, especialmente roupas e cobertores, são encaminhados para instituições filantrópicas de diferentes regiões do país.
“Como empresa do setor de varejo essencial, entendemos o nosso papel e, diante do momento que estamos vivendo no país, nosso olhar foi dirigido a pensar em como agir em prol de todos”, afirma Andrea Sylos. “Promover e apoiar causas sociais são movimentos que sempre fizeram parte do DNA da companhia e seguimos dispostos e empenhados a continuar contribuindo com o que for possível para melhorar a vida de outras pessoas”.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.