Grupo DPSP prioriza o marketing para ficar mais perto do consumidor
24 de outubro de 2025Fundado em 2011, o grupo comemorou em setembro 132 anos da Drogaria Pacheco e 82 anos da Drogaria São Paulo.
Por Bianca Guilherme — De São Paulo
Em um cenário de crescimento, mas de alta competitividade com rivais como RaiaDrogasil e Panvel, o Grupo DPSP - dono das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo - deu prioridade ao investimento em marketing para ficar mais perto do consumidor.
Fundado em 2011, o grupo comemorou em setembro 132 anos da Drogaria Pacheco e 82 anos da Drogaria São Paulo. Para celebrar as datas, foi desenvolvida uma estratégia de marketing que incluiu ações em diversos tipos de mídia - da televisão aos ambientes externos -, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a participação de influenciadores.
Com isso, em setembro, o investimento da rede em marketing foi cinco vezes maior do que em um mês comum, resultando em alta de 12% no fluxo de clientes em relação a agosto, segundo a diretora de marketing e marcas próprias do grupo, Adriana Brito, sem revelar valores. Ela conta que o DPSP criou este ano, inclusive, uma agência interna para estruturar e acelerar as iniciativas de comunicação.
“Esse é um momento de transformação da empresa”, afirma o executivo-chefe (CEO) do grupo, Marcos Colares. “Nosso propósito é trazer a saúde em primeiro lugar para o cliente, mas também para o colaborador e para o negócio. Foi isso que baseou todas as nossas ações.”
Nos planos de transformação da empresa está um projeto de expansão que dá prioridade ao Nordeste, com a abertura de 300 a 400 lojas nos próximos dois a três anos, e que contempla também o interior de São Paulo.
Em outra frente, a empresa investe em marcas próprias, reunidas sob o guarda-chuva Ever, que já representam mais de 4% do faturamento do grupo. São 800 itens que vão de vitaminas a higiene pessoal, beleza e nutrição. Nessa área estão também os serviços de saúde, presentes em mais de 400 das 1.650 lojas distribuídas em nove Estados e no Distrito Federal. As unidades oferecem vacinação, testes de glicemia e monitoramento de pressão.
O mercado farmacêutico faturou R$ 160,7 bilhões no Brasil em 2024, com crescimento de 12,9% frente ao ano anterior, de acordo com dados da 8ª edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico da Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED).
Nesse cenário, o DPSP registrou, em 2024, faturamento de R$ 16,5 bilhões. Desse montante, 26% foram provenientes do canal digital. Para 2025, a expectativa do CEO é elevar o faturamento em 10%.
Esses resultados só foram obtidos porque a companhia deu prioridade à regionalização na sua estratégia de marketing, afirma o vice-presidente de comercial, digital e marketing do grupo, Lucas Menezes. “Não é possível falar com a loja do Recife do mesmo jeito que se fala com a de São Paulo”, diz Menezes. “Criamos um pilar de marketing de lojas muito focado no regional, aproximando a marca das comunidades locais, das escolas aos postos de saúde.”
A marca investiu também em experiências ligadas ao esporte, como aulas no Cristo Redentor - que foi iluminado de vermelho para marcar a celebração de aniversário - e atividades em praias cariocas, além do “Care Crawl” em São Paulo - evento organizado pelo Drogaria São Paulo que inclui corrida e bem-estar.
Ao acompanhar as discussões regulatórias do setor farmacêutico, o CEO descarta que representem risco para o setor, que poderá ganhar mais um concorrente. Isso porque a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, em setembro, um projeto que autoriza a instalação de farmácias em supermercados, desde que em espaço físico separado e sob normas da Anvisa. “Vemos isso como um movimento normal de mercado. O supermercado tem que ter as mesmas regras que a gente trabalha”, opina o CEO. “No fim, o que importa é o cliente entender e nos escolher como solução de saúde, presentes em toda a sua jornada.”
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.