Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Indicações e riscos dos relaxantes musculares

29 de março de 2021

Relaxantes musculares - Postagem do Instagram @mundofarma, da farmacêutica Nadja Rodrigues Bessa, ressalta que conhecer os efeitos dos relaxantes musculares é muito relevante para exercer uma assistência farmacêutica efetiva.

Quase todos os relaxantes têm algum tipo de propriedade sedativa. Além disso, estudos recentes confirmam que, quando usados em doses elevadas, esses medicamentos podem causar zumbido e realce de humor.

1. A ciclobenzaprina suprime o espasmo do músculo esquelético de origem local, sem interferir na função muscular. A utilização dessa substância por períodos superiores a duas ou três semanas deve ser feita com o devido acompanhamento médico e revisão pelos farmacêuticos.

Contraindicações

  • Pacientes com glaucoma ou retenção urinária
  • Período de pós-infarto do miocárdio
  • Pacientes que utilizam medicamentos inibidores da monoaminixidase ou interromperam o uso por menos de 14 dias
  • Arritmias cardíacas, bloqueio ou distúrbios de condução cardíaca e insuficiência cardíaca congestiva
  • Hipertireoidismo.

2. Já o relaxante muscular isento de prescrição médica com dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra na formulação possui ação analgésica.

Contraindicações:

Alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona – derivados de pirazolonas (fenilbutazona, oxifembutazona) ou pirazolidinas (fenilbutazona e oxifembutazona)

Fontes: Consulta Remédios, CRF-SP e Doenças & Sintomas,

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/qual-e-a-relacao-entre-a-diarreia-e-o-uso-de-antibioticos/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.