Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Marcas dos cariocas

15 de dezembro de 2022
Fonte: Jornal O Globo – RJ / Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Proximidade com o cliente é a receita, com abertura de lojas físicas e novos canais digitais de vendas.

A pandemia ampliou o papel das farmácias na rotina do consumidor. Esses estabelecimentos passaram a ser vistos não só como o local para comprar medicamentos, mas como local de aplicação de testes de Covid e até de vacinas.

Além disso, o isolamento no período mais grave da pandemia fez com que as empresas se voltassem para a expansão digital, com investimento em sites, aplicativos e modelos de entrega rápida.

A Centenária no Rio, a Drogarias Pacheco, marca preferida dos cariocas, aplicou mais de 2 milhões de testes para detectar o coronavírus. A partir de 2020, a aposta em tecnologia ganhou tração. Os canais digitais, que não representavam nem 2% das vendas totais, correspondem atualmente a 10%.

Na compra pela internet há opção de entrega super expressa, em até duas horas e disponível em 163 lojas do Estado do Rio. Neste ano, a modalidade cresceu 58% em relação a 2021.

Andrea Sylos, diretora comercial e de Marketing do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo), diz que, para aprimorar a experiência do cliente, a aposta é na integração dos canais on-line e off-line. Segundo ela, 60% dos medicamentos comprados digitalmente são retirados em lojas físicas.

— Investimos em tecnologia para gerar fidelização. Geramos valor ao lembrar um tratamento. Para pacientes afetados, mandamos SMS alertando que o seu medicamento está acabando e é hora de comprar. Isso é um diferencial enorme, gera confiança — diz.

Em segundo lugar no ranking, a Droga Raia, do grupo Raia Drogasil, definiu como meta ser o grupo que mais contribui para uma sociedade saudável até 2030. Neste ano, a companhia acelerou o plano de expansão e estipulou como objetivo abrir 260 farmácias no país , junto a uma estratégia de digitalização em saúde.

Juliana Cervan, diretora regional de Operações de Farmácias da marca, explica que o plano está pautado em três pilares: capilaridade, multicanalidade e hubs de saúde, que são espaços onde o cliente pode encontrar testes, vacinas e serviços de forma rápida, com condições e preços acessíveis.

Na terceira posição, a Drogaria Venancio inaugurou em 2022 sete lojas e deve abrir outras sete até dezembro. Para 2023, a previsão é de 15 novas unidades. Além disso, intensificou o investimento nos canais digitais para facilitar a compra pela internet.

Outro destaque é a telemedicina, em que os farmacêuticos fazem o primeiro atendimento em loja e direcionam a uma consulta on-line com médico especialista.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.