Negociação coletiva e regulamentação: estratégias de trabalhadores e setores empresariais após fim da 6x1
15 de outubro de 2026Há ainda promessas de contrapartida de governo, até mesmo com desoneração de folha de pagamento.
GIANE GUERRA
Aprovados por uma avalanche de votos favoráveis, o fim da escala 6x1 e a redução da jornada a 40 horas semanais trazem mudanças profundas em empresas. Se vão quebrar ou não, se preços vão subir ou não, veremos.
Governo tem que ajudar, empregar é caro. Apesar das promessas de pré-eleição, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, não põe fé: "Governo está quebrado. Não dá para pedir redução de imposto." Empresário que articulou no Senado, cogita que o presidente, Davi Alcolumbre, demore para promulgar a lei e adie a transição. Com novo Congresso de direita, passaria o projeto do senador Rogério Marinho (PL-RN) que flexibiliza negociação e permite pagar por hora trabalhada. Trabalhadores rejeitam porque saem enfraquecidos ao negociar com a empresa.
Também negociou com senadores o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), Guiomar Vidor, que diz haver ajustes caso prejuízos ocorram, como a negociação coletiva adequar às categorias: "Comércio dificilmente fechará sábado e domingo. Há bancos de horas, escala 12x36, uma série de instrumentos".
Exemplo que buscará regulamentação diferenciada: escolas particulares. O fim da 6x1 exige dois dias de repouso remunerado a professores, com custo 20% na folha. Se buscará o mesmo dos bancários, que têm jornada 5x2, mas só um repouso é pago.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.