Novo teste rápido detecta todos os tipos de dengue
30 de abril de 2025Abbott lança sua sétima versão, mais completa, capaz de identificar infecção em até 20 minutos.
Painel S.A
O laboratório Abbott lança, nesta terça (29), um teste rápido capaz de detectar com eficiência todos os tipos de dengue. Para isso, só é preciso fazer a coleta de sangue com uma pequena picada na ponta do dedo. O resultado sai entre 15 e 20 minutos.
Batizado de Bioline Dengue Duo, ele identifica simultaneamente o antígeno NS1 e os anticorpos IgM/IgG, fornecendo informações cruciais em todas as fases da infecção (febril, crítica e de recuperação). Também aponta casos de infecção de dengue primária e secundária.
"Cada minuto importa na luta contra a dengue e os testes rápidos permitem a expansão da testagem em farmácias, reduzindo a sobrecarga em hospitais e serviços de atenção primária em saúde", disse Marcelo Rodolfo, Gerente Geral do Negócio de Diagnósticos Rápidos da Abbott no Brasil.
Evolução
Este é o sétimo teste da Abbott e, segundo a farmacêutica, a produção será suficiente para atender todo o mercado. A Abbott lidera a Coalizão de Defesa à Pandemias da Abbott, rede com mais de 20 organizações científicas e de saúde pública que trabalha para identificar, rastrear e responder a ameaças virais emergentes, além de ajudar na prevenção de futuras pandemias.
Segundo a Abbott, em 2024, uma pesquisa global encomendada pela coalizão revelou que as mudanças climáticas como o aumento das temperaturas e as inundações estão afetando a forma como humanos, animais e insetos interagem e que vírus transmitidos por mosquitos, como dengue e Zika, estão sendo encontrados em novos lugares.
Cientistas preveem que 1.3 bilhão de pessoas podem ser impactadas pelo Zika até 2050 e 61% da população mundial pode ser impactada pela dengue até 2080. A multinacional está presente em 160 países. No Brasil, atua há 85 anos. Conta com 2.800 colaboradores e suas principais unidades ficam em São Paulo (sede administrativa); Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde estão as duas plantas produtivas da empresa.
Com Stéfanie Rigamonti.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.