Número de teste positivo para covid-19 em farmácia fica abaixo de 2.000 pela 1ª vez desde 2020
27 de setembro de 2022Foram menos de 1.767 infectados, dentro de um total de 21 mil testes realizados na semana de 5 a 11 de setembro.
Por Joana Cunha, Folhapress — São Paulo
A realização de testes rápidos de covid-19 nas farmácias, um negócio que nasceu com uma pandemia, começa a definir um patamar de estabilização. Pela primeira vez desde 2020, quando as referências registradas, 2.000 casos, segundo a Abrafarma, a associação do varejo farmacêutico que monitora os dados obtiveram, a oferta de diagnósticos positivos ficou abaixo do patamar de 2020.
Foram menos de 1.767 infectados, dentro de um total de 21 mil testes realizados na semana de 5 a 11 de setembro. Até então, o menor volume registrado era o da semana de 29 de agosto a 4 de setembro, com cerca de 2.500 casos positivos.
O pico aconteceu em meados de janeiro, impulsionado pela variante ômicron, quando o volume de chegada original 320 mil casos em uma semana. Naquela época, a demanda atingia patamares em torno de 740 mil no período.
Um novo boom se repetiu em junho, mas depois entrou em queda livre. Desde que o serviço começou a ser ofertado, em outubro de 2020, as farmácias simplificaram 19,4 milhões de rápidos, sendo 4,5 milhões de positivos, afirma a Abrafarma.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.