Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

O raio X dos testes laboratoriais remotos

14 de outubro de 2019

Testes laboratoriais - Nos últimos anos, a modernização da medicina laboratorial permitiu o desenvolvimento de várias novas tecnologias. Entre elas estão os chamados point-of-care testing (POCT), que são exames rápidos feitos no ponto de cuidado do paciente. São também conhecidos como testes laboratoriais remotos (TLR) ou simplesmente testes rápidos (TR).

O resultado é obtido em poucos minutos e auxilia, principalmente, o rastreamento e/ou acompanhamento de pacientes portadores de doenças crônicas. Na Europa, a realização de testes rápidos é o serviço mais comum em farmácias, presente em 23 países. Já nos Estados Unidos, são mais de 10 mil farmácias independentes ou de rede que oferecem esse serviço, disponibilizando cerca de 100 tipos de testes.

Entre as empresas que oferecem o serviço estão o Hilab, a Eco Diagnóstica e a MedLevensohn. Atualmente, a implementação de TLR’s nas farmácias enfrenta um desafio relacionado à sua regulamentação. A norma encontra-se em revisão e a expectativa do setor é que a Anvisa libere a realização em 2020. Em abril, a agência publicou um ofício suspendendo a utilização do Hilab sob a alegação de que o laboratório é de uso profissional e estaria autorizado apenas a realizar medicação de glicemia nas farmácias. Em junho deste ano, uma liminar acabou com essa proibição.

Presente em cerca de 250 estabelecimentos, o  Hilab conta com 15 testes para comercialização, tais como o de dengue, gravidez, PSA, TSH, vitamina D, gripe (influenza), perfil lipídico, glicemia, sífilis, toxoplasmose, entre outros. O dispositivo garante a entrega dos resultados em até 15 minutos, utilizando apenas algumas gotas de sangue. “O serviço conta com a inteligência artificial, IoT e laboratório próprio para analisar o resultado e emitir o laudo. O Hilab representa, em alguns casso, mais de 40% do faturamento com serviços farmacêuticos”, afirma o CEO Marcus Figueiredo.

A Eco Diagnóstica dispõe do F100, máquina projetada para realizar até 15 exames, como dengue, zika, chikungunya, influenza e gripe. Ela também foi uma das primeiras a oferecer o autoteste oral de HIV, cujo resultado sai em 20 minutos por meio da amostra da saliva. A projeção é levá-lo a mil pontos de venda em 2019.

Já a MedLevensohn conta com o MedTeste, que contempla 20 exames, comp HIV, H.Pylori, Tropomina I Cardíaca, malária, rotavírus e hepatite. A empresa tem mais de mil farmácias credenciadas, entre elas as lojas da Drogaria Araujo.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/rio-grande-do-sul-regulamenta-praticas-integrativas-em-farmacias/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.