Abrafarma 30 anos Logo
Área
Restrita
Abrafarma 30 anos Logo

Países com vacinação alta têm menos mortes

25 de novembro de 2021
Fonte: Jornal Valor Econômico – SP

Na Irlanda, com 93% dos adultos vacinados, a taxa de mortes nas duas primeiras semanas do mês foi de apenas 15

Países da União Europeia (UE) com índices mais altos de vacinação contra a covid-19 registraram menos mortes por milhão de habitantes nas duas primeiras semanas de novembro, segundo dados divulgados ontem pelo Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

Com apenas 29% de sua população adulta totalmente imunizada contra a doença, a pior taxa do bloco, a Bulgária teve 325 mortes por cada 1 milhão de habitantes no período. Por outro lado, na Irlanda, onde 93% dos adultos estão vacinados, a taxa de mortes nas duas primeiras semanas do mês foi de apenas 15. Romênia, com 267 mortes por milhão de habitantes, e Letônia, com 266, são os dois piores países na sequência do ranking que mede a taxa de morte em relação ao tamanho da população.

Apenas 43% dos romenos adultos estão totalmente vacinados contra a covid-19, número superior apenas ao da Bulgária. Entre os letões, o percentual de imunização chega a 66%, a sétima pior taxa em toda a UE. Já Irlanda, Portugal, Malta e Dinamarca se destacam positivamente na lista.

Com 92% de seus adultos totalmente vacinados, Portugal, por exemplo, teve 10 mortes por milhão de habitantes no período, segundo os dados do ECDC. A Dinamarca, com 89% das pessoas com mais de 18 anos já plenamente vacinada, registrou a mesma taxa de mortes que Portugal.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.