Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Pesquisa mapeia e-commerces de farmácias mais respeitados

21 de julho de 2022
Fonte: Portal Panorama Farmacêutico

Uma pesquisa inédita da CVA Solutions mapeou os e-commerces de farmácias com maior credibilidade e força perante os consumidores. O estudo reuniu 5.412 clientes do varejo farmacêutico e revelou um aumento de 50% no uso da internet e de aplicativos para a compra de medicamentos.

Hoje, 31,4% dos consumidores já se consideram usuários habituais dos e-commerces de farmácias. E esse público avalia que as drogarias com melhor valor percebido e relação custo-benefício continuam a ser as bandeiras regionais e de formato popular.

“Os medicamentos de marca representam a maior categoria destino, que define a escolha da drogaria, para 31% dos consumidores. No entanto, está havendo um avanço na procura por produtos de higiene e beleza e por remédios sem prescrição médica. Os genéricos caíram um pouco, por causa da dificuldade de encontrar as marcas habituais do consumidor”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

E-commerces de farmácias com melhor avaliação

Os e-commerces de farmácias são muito bem avaliados pelos consumidores. O segmento aparece na 7ª posição entre os 52 pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota agora é 8,66, melhor do que no ano passado, quando foi de 8,62, em uma escala de 1 a 10.

Valor Percebido

As drogarias regionais lideram em valor percebido (custo-benefício percebido pelos clientes). O melhor índice foi atribuído novamente à Coop (da região do Grande ABC e interior de São Paulo) com 1,09. Ultrafarma, A Nossa Drogaria (RJ) e Farmais vem a seguir. Os consumidores mencionaram estar muito satisfeitos com preços, variedade de produtos, qualidade do estabelecimento, atenção dos balconistas, entre outros.

Força da Marca

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é novamente da Drogasil, com 10,3%, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo.

Compras Online

Aumentou com a pandemia, mas as compras online se mantêm e já se consolidaram. A adesão dos consumidores à essa facilidade aumentou de 21,4% (2019) para 31,4% em 2022, ou seja, 50% a mais. Na cidade de São Paulo, 50% dos consumidores afirmam que compram online e no Sudeste, em geral, a porcentagem é de 37,2%. As drogarias online mais usadas pelos consumidores são Droga Raia, Drogasil, Ultrafarma e São Paulo.

Visitas e Fidelidade

As visitas mensais às drogarias físicas também aumentaram em 2022, são 2,12 vezes, contra 1,91 em 2021, resultado do relaxamento das regras de isolamento social impostas pela pandemia.

Os programas de fidelidade das farmácias aumentaram de 34,2% para 38,2% de penetração, já que os consumidores precisam saber de ofertas e facilidades. Para 83,3% dos entrevistados o programa de fidelidade tem por objetivo os descontos nos medicamentos e produtos.

O recebimento de e-mail marketing, folhetos ou comunicado de promoções nas redes sociais também registrou evolução – 66% afirmam ter recebido ou visto uma promoção. Apenas 33,6% dizem não ter recebido ou visto nada nos últimos 30 dias

NPS – Recomendação Líquida

A competição e o uso de meios digitais para as compras fizeram com que o NPS das drogarias aumentasse. Agora a média é de 71%. A Panvel possui o maior NPS: 87,4% de seus clientes recomendariam essa farmácia a um parente ou amigo. Coop e Farmácia Preço Popular vem a seguir nas indicações. Nas farmácias online o NPS é de 78,5%. As mais recomendadas são a Ultrafarma, Panvel, Pague Menos e Drogaria Pacheco.

Genéricos e categoria destino

Apesar de consolidada, as buscas por medicamentos genéricos perderam um pouco da força, devido à falta de marcas da preferência do consumidor. 89% dos consumidores compram genéricos. Os medicamentos genéricos da Medley são os preferidos para 28,1%, seguidos por EMS, Neo Química, Eurofarma e Cimed.

A categoria destino, ou seja, aquela que leva o consumidor a procurar uma farmácia, ainda é a busca por um medicamento de marca (31%), seguido por genéricos (22%), produtos de higiene e beleza (17%) e remédios de venda livre (17%). Em relação a 2021, higiene e beleza, remédios de venda livre e medicamentos de marca cresceram como categoria destino. Já os genéricos diminuíram de 23% para 22%.

Index de Preços

De acordo com os consumidores, os preços têm variado menos entre as farmácias. O index de preços, que informa sobre os preços mais baixos da região onde mora, subiu de 7,77 para 7,92. A Ultrafarma continua sendo a mais barata (com nota 8,74), mas a vantagem para o segundo colocado, Preço Popular (8,73), caiu.

Mais doenças nos lares, mas menos fumantes

O número de pessoas com peso (IMC) saudável aumentou de 44,3% para 46,3%. Ao mesmo tempo, os obesos ou muito magros tiveram uma redução. Diminuiu em 13,1% o número de obesos e em 24,9% o número de muito magros. O número de fumantes caiu 3,2%. E aumentou em 3,8% os que dizem fazer alguma dieta alimentar.

Por outro lado, as doenças crônicas como depressão/ansiedade, diabetes, refluxo e doenças do coração, aumentaram. As pessoas que dizem não ter nenhuma doença diminuiu de 31,7%, em 2021, para 28,0% em 2022. As pessoas estão mais doentes, apesar de estarem com peso mais saudável e fumando menos.

RANKING 2022: Valor Percebido e Força da Marca

Valor Percebido (custo-benefício percebido):

1º Coop, 2º Ultrafarma, 3º A Nossa Drogaria, 4º Farmais, 5º Drogasil, 6º Droga Raia, 7º Preço Popular, 8º Catarinense, 9º Nissei, 10º Bifarma, 11º Drogafarma, 12º Pague Menos, 13º Globo, 14º São Paulo, 15º Drogal, 16°Araújo, 17º Extrafarma, 18º Carrefour, 19º De Bairro, 20º Panvel

Força da Marca (% de Melhor Drogaria – % Pior Drogaria):

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.