Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Por que o BC fala no fim de app de bancos

14 de novembro de 2023
Fonte: Jornal Zero Hora – RS

MARTA SFREDO

Para muitos, foi um susto, para outros, um alívio: o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto afirmou em evento nos Estados Unidos que, "em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú".

O que ele quis dizer é que todos os aplicativos específicos de cada instituição serão substituídos, com vantagens, por um agregador capaz de dar acesso a todas as contas de um determinado cliente.

O que vai permitir essa nova ferramenta é o sistema que o BC começou chamando de Open Banking, depois virou Open Finance, quando passou a ir além de meras transações bancárias e passou a abranger investimentos. Os dois nomes em inglês se referem ao compartilhamento das informações do cliente de determinada instituição financeira com as demais, daí o insistente uso da palavra "open", que quer dizer aberto.

Segundo Campos Neto, a aceitação do sistema entre os brasileiros foi rápida, e hoje entre 50 milhões e 60 milhões de pessoas já usam, mesmo antes de ter acesso aos benefícios da inovação.

- O Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo - afirmou, acrescentando que agora vai acelerar.

O objetivo do mecanismo é aumentar a concorrência no concentrado sistema financeiro do Brasil. Os cinco maiores bancos - Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Santander - detinham 78,2% do crédito concedido no país em 2020.

A fatia encolheu para 76,6% em 2021. Em 2022, o BC mudou a metodologia do cálculo: excluiu o Santander e informou que os quatro maiores agora representam 59% do mercado de crédito.

Além de dificultar o acesso de instituições menores, esse oligopólio - o palavrão quer dizer que poucos dominam um mercado - representa potencial risco para todo o sistema financeiro. Se um desses bancos tiver algum problema - hipótese que está com probabilidade em alta depois do ataque hacker a uma das unidades do maior banco do mundo -, pode desestabilizar todos os demais.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.