Problemas anatômicos e estética
15 de julho de 2022Os procedimentos estéticos não cirúrgicos estão entre os mais procurados do ramo no Brasil. A harmonização facial é um exemplo de procedimento estético não cirúrgico que vem registrando um aumento significativo a cada ano.
Muito além de amenizar as marcas do envelhecimento, aperfeiçoar detalhes que cada um julga relevantes para si, como a redução de olheiras ou o aumento dos lábios, a harmonização facial tem um papel importante como o de corrigir questões anatômicas.
Um caso bastante comum é o de um queixo muito para dentro. Isso pode acontecer quando há uma desarmonização entre as posições da maxila e da mandíbula. Quem possui queixo muito menor pode sofrer com alterações funcionais que afetam a mastigação, a mordida e até mesmo a fala.
Nas situações que geram problemas como os citados, o recomendado é a cirurgia ortognática, tendo em vista que, além de resolver a harmonização estética facial, também corrige a mastigação e melhora as possíveis dores articulares.
No entanto, quando não há esses tipos de problemas no paciente, mas o queixo menor gera incômodo estético e, inclusive, problemas psicológicos de aceitação de imagem por uma questão anatômica, é possível optar pela harmonização facial, por ser um tratamento minimamente invasivo e com custo menor.
É notório que a harmonização facial é associada muitas vezes apenas a questões estéticas, como preenchimento labial, ficando de lado o importante trabalho da harmonização com fins de correção para os padrões anatômicos ideais, como o exemplo do queixo.
Vale destacar ainda que cirurgiões-dentistas também são autorizados a realizar esses procedimentos.
Por fim, é importante frisar que a harmonização facial trata-se de um conjunto de procedimentos para melhorar a harmonia do rosto e deve ser vista como um complemento positivo para amenizar e corrigir imperfeições, sem transformar ou padronizar rostos.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.