Ranking premia maiores marcas do varejo farmacêutico
21 de outubro de 2022O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) realizado na última terça-feira, dia 18, a das maiores marcas do varejo que ocorreu o Ranking Ibevar-FIA 2022 , incluindo o setor farmacêutico.
O estudo listou 120 organizações com base nos dados de 2021, a partir de uma análise em quatro dimensões – tamanho, eficiência, crescimento e imagem, segundo a opinião dos consumidores e também dos funcionários.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o faturamento nominal das 120 maiores empresas de varejo cresceu 12,8% no ano passado em relação a 2020. Já descontando as variáveis como a inflação, representa uma expansão real de aproximadamente 4%.
“O varejo está passando por transformações e este grande estímulo para as empresas redobra é um exercício na busca por inovações e assim contribuiu para o protagonismo do setor”, o presidente da FIA Business School, professor Roberto Sbragia .
Redes de farmácias entre as maiores marcas do varejo
O segmento de artigos farmacêuticos responde por 6,5% do total de faturamento das empresas de uso. Das dez redes de farmácias mais bem posicionadas no estudo, nove estão associadas à Abrafarma . No setor farmácias e drogarias, a campeã foi a RaiaDrogasil , com faturamento de R$ 25,6 bilhões.
A rede Prêmio Excelência em Varejo como uma das agências de distribuição mais eficiente na operação, em conta a função conjunta das lojas e dos funcionários. A gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Mônica Moreira , recebeu a placa das mãos do presidente da FIA Business School.
“O prêmio é um reconhecimento muito importante e outorgado por uma instituição renomada de varejo o que nos deixa muito satisfeitos e cientes de que estão trilhando o caminho correto com nossos e colaboradores”, afirma Mônica.
As mais admiradas pelos consumidores
Mais importante do que avaliar suas companhias é entender como crescimento e crescimento elas são vistas por clientes e funcionários. E o ranking de 2022 elencou como publicitários mais admirados pelos consumidores.
Drogarias, a primeira categoria na percepção dos consumidores foi a primeira categoria . O coordenador de varejo SC/SP, Rafael Andrade do Nascimento , recebeu a placa de Claudio Felisoni de Angelo , presidente do Ibevar. “Estamos preparando uma imagem de credibilidade perante os clientes, meio de iniciativas como a adoção de marcas próprias, unindo excelência e acessibilidade”, argumenta Nascimento.
Já a rede mais bem posicionada em relação às perspectivas dos funcionários foi a Farmácia Indiana. “Em nosso banco estão retratados os comportamentos dos consumidores, a opinião dos colaboradores e que dá dados de fontes secundárias, o retrato abrangente das pessoas brasileiras. É importante destacar que as opiniões dos consumidores e dos colaboradores são espontâneos”, ressalta o presidente do Ibevar.
Redes de farmácias mais eficientes
O estudo também avaliou o crescimento e eficiência operacional das empresas, com base na produtividade das lojas e dos funcionários. O grupo de redes de índice mais eficientes foi designado com o segmento de drogas e perfumarias integra RaiaDrogas; Profarma , controladora da Rede d1000; e Nissei.
Grupo com eficiência igual a 100
RaiaDrogasil, Natura, Profarma, Nissei
Grupo com eficiência menor que 100 e maior ou igual a 80
Grupo Boticário
Grupo com eficiência menor que 60 e maior ou igual a 40
DPSP, Pague Menos
Grupo com eficiência menor que 40
Araujo, Clamed, Dimed, Extrafarma
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.