Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

RS tem a maior letalidade

28 de março de 2024
Fonte: Jornal Zero Hora – RS

O Rio Grande do Sul tinha até o início da tarde de ontem 34.434 casos confirmados de dengue e 45 mortes pela doença. De acordo com o painel da Secretaria Estadual da Saúde, outros 16 mil casos suspeitos são investigados.

Números que olhados de forma mais atenta mostram outra preocupação: a alta letalidade. Segundo o Ministério da Saúde, 12% dos casos graves terminam em morte no Estado, o maior índice do Brasil. Sergipe (10,53%), Paraíba (9,09%), Tocantins (8,33%) e Amapá (8%) completam o top cinco. A taxa de letalidade é um indicador que apresenta a mortalidade entre quem adoeceu pela dengue, diferentemente da taxa de mortalidade, que é obtida dividindo-se o número de óbitos pela população.

Um dos fatores que pode explicar o índice elevado de letalidade no RS é a faixa etária - considerando que a população gaúcha é a "mais velha do Brasil". Das 45 mortes pela doença, 31 foram de pessoas acima dos 60 anos.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.