Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Uma perspectiva para o juro subir menos

07 de fevereiro de 2025
Fonte: Jornal Zero Hora – RS

GPS da Economia

Marta Sfredo

Está contratada mais uma alta de juro de 1 ponto percentual para 19 de março, de 13,75% para 14,75%. Isso significa que, dentro de pouco mais de um mês, o Brasil terá a taxa mais alta desde 19 de outubro de 2016 (no dia seguinte, caiu a 14%). A elevação da Selic, na época, provocou a maior recessão da história do país: subiu de 9,5% em outubro de 2013 para 14,25% em julho de 2015 e ficou lá 15 meses.

Existem projeções de uma recessão para este ano, que vão da Fecomércio-RS ao Bradesco. Mas é uma recessão técnica, ou seja, dois trimestres seguidos de queda, até agora leve - no caso do Bradesco, seriam dois recuos de 0,3%, quase na margem de erro.

- Não precisamos de um choque que vai levar a economia para uma recessão, para contingentes da população, para pobreza. Vamos corrigir as distorções, que são grandes mas estão sendo corrigidas, inclusive com o apoio da oposição - disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à GloboNews.

Política fiscal contracionista?

No final do ano passado, o governo foi errático nos sinais ao mercado e "conquistou" dólar em R$ 6,267. Neste início de ano, tenta recuperar a capacidade de coordenar expectativas. Na quarta-feira, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que a política fiscal será "contracionista" para ajudar a controlar a inflação. Até agora, os gastos crescentes contrastavam com o desejo "contracionista" do BC.

Haddad criou a expectativa de que haverá fortes contingenciamentos e bloqueios no orçamento já no início do ano. E tentou soar realista:

- Se tudo der certo neste ano, penso que vamos ter entregue um conjunto de 30, 40 medidas que considero que vai me honrar. Mas, apesar disso, penso que a gestão orçamentária vai ser desafiadora até o final, não vai dar trégua, não vamos ter um momento de respiro, porque temos trabalho a fazer.

Falta saber qual sua força efetiva neste início de ano. Lula já desafinou da equipe econômica ao dizer ontem que a alta do juro foi "arapuca que não podemos mudar de uma hora para outra".

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.