Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Universidade da Pague Menos estimula conexão de indústrias com PDV

23 de setembro de 2021
Fonte: Portal Panorama Farmacêutico

A UP Farma, universidade corporativa das Farmácias Pague Menos, já ultrapassou 171 mil horas de capacitação em método de vendas e formação técnica de produtos. Mas o projeto vai muito além da missão de qualificar os colaboradores da rede e tornou-se também um canal estratégico para estreitar vínculos entre a indústria farmacêutica e as equipes do PDV.

“A UP Farma permite que a indústria estabeleça uma conexão única com o varejo na ponta, chegando até o operador de loja que está efetivando a venda ao consumidor e acompanhando de perto o processo de sell-out”, avalia Evandro Vieira, diretor de Gente e Cultura da Pague Menos.

A universidade consiste em seis módulos, que incluem ensinamentos sobre liderança, vendas, conhecimento de produtos, atendimento, transformação digital e excelência operacional. Mas o diferencial está na customização do programa em cooperação com a indústria.

“De modo geral, os fabricantes esperam agilidade e consistência nos resultados de vendas, mas o varejista nem sempre oferece esse retorno por carência de informações sobre um novo produto ou a patologia relacionada àquele lançamento. O projeto tem sido bem-sucedido justamente por superar essa barreira, tanto que temos atualmente 26 cursos simultâneos”, acrescenta.

Os próprios fabricantes fornecem os materiais didáticos, que são adaptados pela rede para tornar a linguagem e os conteúdos mais aderentes à realidade dos colaboradores. Vídeos, apresentações interativas e questionários de avaliação integram a jornada de aprendizado. Os participantes recebem suporte integral dos analistas de treinamento, além de feedbacks permanentes e relatórios sobre seu desempenho. “Conseguimos mensurar, inclusive, a adesão e retenção de conhecimento por loja, o que assegura mais eficiência nas ativações de campanhas no PDV”, destaca Vieira.

Intercâmbio de conhecimentos
A universidade prevê ainda encontros online entre os profissionais de gerência e representantes da indústria. “Como consequência, temos um time com mais repertório e direcionamento. O balconista passa a atuar como agente de saúde e, dessa forma, enxerga mais claramente o potencial de um produto durante a interação com o cliente. E o farmacêutico pode aprimorar ainda mais o seu atendimento clínico”, exemplifica.

A UP Farma também contribui para lapidar talentos entre os gestores. Por meio de bolsas de estudo integrais em parceria com a Kroton, 100 gerentes de loja que não são farmacêuticos iniciaram a graduação em farmácia e outros 100 gerentes farmacêuticos ingressaram na pós-graduação em gestão comercial.

“É um programa que gera benefícios para todos. O colaborador ganha qualificação e também maior retorno financeiro. E esse compromisso com a excelência transmite mais credibilidade e confiança para a indústria”, acredita.

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.