Universidade da Pague Menos estimula conexão de indústrias com PDV
23 de setembro de 2021A UP Farma, universidade corporativa das Farmácias Pague Menos, já ultrapassou 171 mil horas de capacitação em método de vendas e formação técnica de produtos. Mas o projeto vai muito além da missão de qualificar os colaboradores da rede e tornou-se também um canal estratégico para estreitar vínculos entre a indústria farmacêutica e as equipes do PDV.
“A UP Farma permite que a indústria estabeleça uma conexão única com o varejo na ponta, chegando até o operador de loja que está efetivando a venda ao consumidor e acompanhando de perto o processo de sell-out”, avalia Evandro Vieira, diretor de Gente e Cultura da Pague Menos.
A universidade consiste em seis módulos, que incluem ensinamentos sobre liderança, vendas, conhecimento de produtos, atendimento, transformação digital e excelência operacional. Mas o diferencial está na customização do programa em cooperação com a indústria.
“De modo geral, os fabricantes esperam agilidade e consistência nos resultados de vendas, mas o varejista nem sempre oferece esse retorno por carência de informações sobre um novo produto ou a patologia relacionada àquele lançamento. O projeto tem sido bem-sucedido justamente por superar essa barreira, tanto que temos atualmente 26 cursos simultâneos”, acrescenta.
Os próprios fabricantes fornecem os materiais didáticos, que são adaptados pela rede para tornar a linguagem e os conteúdos mais aderentes à realidade dos colaboradores. Vídeos, apresentações interativas e questionários de avaliação integram a jornada de aprendizado. Os participantes recebem suporte integral dos analistas de treinamento, além de feedbacks permanentes e relatórios sobre seu desempenho. “Conseguimos mensurar, inclusive, a adesão e retenção de conhecimento por loja, o que assegura mais eficiência nas ativações de campanhas no PDV”, destaca Vieira.
Intercâmbio de conhecimentos
A universidade prevê ainda encontros online entre os profissionais de gerência e representantes da indústria. “Como consequência, temos um time com mais repertório e direcionamento. O balconista passa a atuar como agente de saúde e, dessa forma, enxerga mais claramente o potencial de um produto durante a interação com o cliente. E o farmacêutico pode aprimorar ainda mais o seu atendimento clínico”, exemplifica.
A UP Farma também contribui para lapidar talentos entre os gestores. Por meio de bolsas de estudo integrais em parceria com a Kroton, 100 gerentes de loja que não são farmacêuticos iniciaram a graduação em farmácia e outros 100 gerentes farmacêuticos ingressaram na pós-graduação em gestão comercial.
“É um programa que gera benefícios para todos. O colaborador ganha qualificação e também maior retorno financeiro. E esse compromisso com a excelência transmite mais credibilidade e confiança para a indústria”, acredita.
Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.
Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.
Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.