Abrafarma Logo
Área
Restrita
Abrafarma Logo

Vacina da gripe pode diminuir mortes por causas cardiovasculares

30 de setembro de 2019

Cardiovasculares - Uma pesquisa realizada na Dinamarca, baseada em dados do sistema de saúde público do país, trouxe uma descoberta sobre a vacina da gripe. Ao cruzar informações das taxas de vacinação contra a doença em pacientes com problemas cardíacos com o índice de mortes por causas cardiovasculares desse mesmo grupo entre 2003 e 2015, constatou-se que esse número é inversamente proporcional às taxas de imunização.

A vacinação anual contra a gripe em idosos diagnosticados com problemas cardíacos foi associada a uma redução de 19% em mortes por problemas do coração. “Como a composição das vacinas é orientada pela OMS e segue um padrão a cada ano, é provável que esse mesmo benefício possa ser enxergado aqui no Brasil, onde a campanha acontece todos os anos”, analisa Kelem Chagas, gerente médica da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi.

Para esse estudo, conhecido como Influenza Vaccine in Heart Failure, publicado na American Heart Association em 2018, foram analisados cerca de 134 mil pacientes a partir do Danish National Patient Registry, banco de dados de saúde do país.

Outro levantamento, conduzido pelo George Institute for Global Health, da Universidade de Oxford, analisou dados do National Health Service do Reino Unido entre 1990 e 2013, associando anos de vacinação contra a influenza a uma queda de 27% nas taxas de hospitalização motivadas por problemas cardíacos em relação aos anos sem campanhas públicas de vacinação. “Pode-se concluir que a imunização faz parte dos cuidados que as pessoas devem ter com a saúde, como praticar atividade física regularmente e se alimentar bem, por exemplo”, conclui Chagas.

Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/baixa-imunizacao-aumenta-incidencia-de-doencas-da-infancia-em-adultos/

Você é jornalista? Participe da nossa Sala de Imprensa.

Cadastre-se e receba em primeira mão: informações e conteúdos exclusivos, pesquisas sobre a saúde no Brasil, a atuação das farmácias e as principais novidades do setor, além de dados e imagens para auxiliar na produção de notícias.

Vamos manter os seus dados só enquanto assim o pretender. Ficarão sempre em segurança e a qualquer momento, pode deixar de receber as nossas mensagens ou editar os seus dados.