Vendas de produtos farmacêuticos crescem três vezes mais que média do varejo em 2024, diz IBGE
14 de fevereiro de 2025Das onze atividades que compõem o varejo ampliado, apenas produtos farmacêuticos e veículos cresceram com taxas de dois dígitos.
Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio
As vendas de produtos farmacêuticos cresceram três vezes mais que as do varejo do país em 2024, mostram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento do varejo restrito no ano passado, ante 2023, foi de 4,7%, enquanto o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria atingiu 14,2%.
Das onze atividades que compõem o varejo ampliado – que inclui também veículos, material de construção e atacarejo –, apenas produtos farmacêuticos e veículos (11,7%) cresceram com taxas de dois dígitos.
O segmento de produtos farmacêuticos é o de crescimento mais longevo. De toda a série histórica da pesquisa, só caiu em 2016. Em 2024, a alta se sustentou nos dois subsetores, de farmacêutico e de itens de higiene pessoal. Ao longo do ano, esses subsetores foram se alternando”, afirma o gerente da PMC, Cristiano Santos. A taxa de 14,2% de crescimento foi a mais intensa da série da pesquisa, à frente do resultado de 2008 (13,3%).
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