Abrafarma 30 anos Logo
Área
Restrita
Abrafarma 30 anos Logo

Não tenho sintomas, mas tive contato com pessoas que testaram positivo

Neste caso, o melhor teste vai depender de há quantos dias ocorreu o contato:

Tive contato há menos de 2 dias: Você pode fazer o teste do antígeno, que detecta a presença do vírus no organismo. Mas para um resultado mais confiável, é recomendado aguardar até o 3º. dia do contato, pois o vírus pode estar em fase de encubação.

Tive contato entre 3 a 7 dias atrás: Você pode fazer o teste do antígeno, que detecta a presença do vírus no organismo. Mas como você está sem sintomas, em caso de resultado positivo, será preciso confirmar o resultado com exame RT-PCR no laboratório.

Tive contato entre 8 e 19 dias atrás: Nesta fase, melhor aguardar para fazer o teste após 20 dias ou mais, pois você pode não ter mais o vírus no organismo, nem anticorpos detectáveis.

Tive contato há mais de 20 dias: Nesta fase, você já pode realizar os testes que detectam anticorpos IgM/IgG contra o coronavírus. Anticorpos são a defesa que seu organismo desenvolveu sobre o vírus. Em caso de resultado negativo, significa que provavelmente você não teve contato prévio com o vírus.

Reforçamos a importância da higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento social como formas de prevenir a disseminação do coronavírus, mesmo que você já tenha se vacinado ou tido a doença.